Mesas Redondas na CBMC – A produção acadêmica circense, o registro e a memória das convenções

Texto de Marco Guerra, curador das mesas e debates da 19CBMCirco.

A convenção brasileira de malabarismo e circo acontece desde o final do século XX, Em suas primeiras edições, os malabaristas e circenses se encontravam anualmente, principalmente, com o intuito de trocar experiências artísticas, com o passar dos anos alguns ajustes foram se mostrando necessários, como por exemplo um espaço para as crianças e uma programação infantil destinados aos filhos e filhas dos/as convencionistas; logo, por questão de justiça de gênero, uma programação feminina também se fez necessária, mais do que isso, a programação feminina devia ser organizada pelas próprias mulheres convencionistas.

Na última convenção paulista de malabarismo e circo, na cidade de Piracaia 2017, além da noite das mulheres, aconteceu pela primeira vez em uma convenção em território brasileiro uma noite LGBT.

Na XV convenção brasileira, na cidade de São Bernardo do Campo aconteceram as primeiras Mesas Redondas para debater a produção acadêmica acerca das contribuições das artes circenses nas sociedades as quais faz parte, foi discutido também sobre o registro e a memória das convenções que se perdem nas lembranças dos/as convencionistas ao longo dos últimos vinte anos.

Na XIX convenção brasileira, na cidade de Rio das Ostras as Mesas Redondas terão um lugar de destaque, estamos recebendo inscrições de trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações, teses ou mesmo experiências educativas e sociais tendo o circo como componente dialógico.

A coordenação das Mesas está a cargo do artista/educador Marco Guerra, pedagogo, mestre em educação e doutorando em psicologia da educação pela Universidade de São Paulo. Guerra pesquisa as artes híbridas em interface com a educação desde o ano 2000.

A metodologia do professor-ator, que é uma das técnicas da Pedagogia do Palhaço, deveria ser matéria obrigatória”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: